educação • referências

Educar e emancipar: “O mestre ignorante – Cinco lições sobre a emancipação intelectual”

Em “O mestre ignorante – Cinco lições sobre a emancipação intelectual”, o filósofo Jacques Rancière atravessa questões relativas à educação, política e filosofia para retomar a trajetória do professor Joseph Jacotot. Nessa discussão, Rancière desloca os locais de inteligência, ignorância e aprendizagem na prática de ensino. De origem francesa, Jacotot vai lecionar em uma escola holandesa e, por não dominar a língua daquele país, estabelece com os alunos um elo comum, construído a partir daquilo que não sabiam.

O método e o exemplo de Jacotot possibilitam que alunos estabeleçam com o ensino e com a aprendizagem relações em que aquilo que ignoram possa ser usado de forma positiva na construção do conhecimento. Pensado a partir da produção e recepção das imagens audiovisuais, as reflexões de Rancière permitem produzir e apreender vídeos a partir do pouco – ou muito – que se sabe.

Confira o livro completo neste link.

Referência: RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

 

Compartilhe: