educação • pesquisas

[DISSERTAÇÃO] O CINEMA E A GEOGRAFIA NOS FILMES-CARTA DO PROJETO “INVENTAR COM A DIFERENÇA” (Cícero Luís de Sousa, 2016)

A pesquisa “O Cinema e a Geografia nos filmes-carta do projeto “Inventar com a diferença”tem como principal objetivo discutir a relação entre o Cinema e a Geografia, em uma perspectiva integrada, visando a reflexão sobre o desenvolvimento de um trabalho pedagógico com alunos da educação básica, especificamente no ensino fundamental – anos finais – e ensino médio. Para tanto, a discussão está fundamentada na abordagem do cinema-educação, discutindo seu papel na escola, a perspectiva da criação cinematográfica, os olhares e as potencialidades que o cinema leva e encontra no ambiente educacional. Elas se integram com as discussões sobre a Geografia escolar, mostrando alguns dos seus principais caminhos de abordagem, interesses, conceituação e possibilidades metodológicas de desenvolvimento no trabalho docente. A eles agrega-se, também, a discussão sobre o conceito geográfico de lugar, na perspectiva da afetividade, do interesse e das relações que ligam cada sujeito ao espaço em que vivem, buscando evidenciar os significados que elas criam na organização espacial. Como complemento, são trazidos ainda alguns olhares sobre a relação entre o Cinema e a Geografia, como as proposições sobre as geografias de cinema e sobre a constituição dos filmes-carta. Na abordagem teórico-metodológica, há um diálogo com três filmes-cartas produzidos por alunos de escolas públicas brasileiras durante o desenvolvimento do projeto “Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos” desenvolvido em 2014, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com a Universidade Federal Fluminense. Esses filmes-carta, seus gestos, intenções e olhares constituem a base para pensar a relação pedagógica entre a Geografia e o Cinema na escola.

Palavras-chave:

educação, cinema, geografia escolar, lugar, filme-carta, audiovisual.

Orientação:

Orientadora: Profª. Dra Adriana M. Fresquet

Citação: 

SOUSA, C, L. de. O Cinema e a Geografia nos filmes-carta do projeto “Inventar com a diferença”. Rio de Janeiro, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

CLIQUE AQUI PARA LER A DISSERTAÇÃO COMPLETA

Compartilhe: